A ETD ITAIM foi implantada em terreno de 12.855 m2, situado nas ruas Prof. Artur Ramos, Seridó e Hungria, no bairro Jardim Europa, uma das regiões mais valorizadas da cidade de São Paulo.
A ETD existente, com 170 MVA, é uma subestação convencional com equipamentos ao tempo, com previsão para ampliação futura.
Atualmente, o desenvolvimento tecnológico viabiliza a modernização de subestações existentes, com implantação em áreas reduzidas ou mesmo no sub-solo, o que dificilmente ocorreria nas instalações antigas, concedidas numa época cujos padrões técnicos obrigavam a aquisição de grandes áreas livres.
Dentro deste enfoque, a CHROMA desenvolveu para a ELETROPAULO um estudo das instalações da ETD ITAIM (Subestação energizada em 1949), visando o uso compartilhado para minimização dos custos de modernização
Dentre as alternativas contempladas, a subestação subterrânea, com 12 bay’s em 138 kV (blindada em SF6) com 330 MVA, foi a alternativa de maior viabilidade técnico econômica. Bastante compacto, o estudo contempla uma área de implantação de 1650 m2, ocupando 2.700 m2 do terreno, nas esquinas formadas pelas ruas Prof. Artur Ramos e Hungria, resultando uma área remanescente de 10.155 m2 para a implantação de um empreendimento associado. O maior desafio, foi a compatibilização do extenso programa de uma subestação do porte da ETD ITAIM com um futuro empreendimento associado. Para tanto, verticalizou-se ao máximo suas instalações, proporcionando em sua cobertura final uma praça e um pequeno anfiteatro para uso dos próprios condôminos do futuro conjunto a ser implantado.