Da área original de 55.000m², destinada a construção de um conjunto habitacional de baixa renda com 1.100 apartamentos, foi cedida a ELETROPAULO 3.000m², para a construção da Subestação.
A CHROMA desenvolveu para a ELETROPAULO, o projeto da subestação compacta ETD SANTA MARIA (2 x 40/60 MVA – 138/88 – 13,8kV).
O acesso principal divide a ETD em dois blocos, ficando de um lado os bay’s de entrada, transformadores de serviços auxiliares e banco de capacitores e do outro transformadores de força, radiadores e o conjunto blindado de 13,8kV. A sala de comando encontra-se no segundo pavimento entre as duas entradas da linha de transmissão.
Visando a redução do prazo de construção das obras civis, a estrutura da edificação será em perfis de chapas metálicas dobradas para as vigas e pilares, sendo que as lajes serão em forma-laje metálica.
Este sistema estrutural associado a cobertura também em chapas metálicas, dispensará o sistema convencional de aterramento com cabos de cobre, assim como o sistema de proteção atmosférica.